quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CARTA A COMUNIDADE


No  sábado, antes da Epifania do Senhor,  a Sabedoria na liturgia da Igreja nos apresenta João 2,1-11, a passagem ou melhor o início da vida pública de Jesus ( o casamento em  Canã ou bodas em Canã), podemos ainda dizer a primeira  manifestação daquele que André testemunhou a seu irmão Pedro dizendo:  “encontramos o Messias”  (Jo  1, 41).
Jesus começa o seu ministério em Canã da Galiléia  ainda muito próximo a Nazaré. Hoje esta viagem de Nazaré para Caná não deve passar de vinte minutos de carro.  O Senhor quer começar sua vida pública muito próximo dos seus, tanto é verdade que ele e sua Mãe são convidados para esta festa de casamento, uma festa familiar.
É uma manifestação não a todo o povo, mas uma manifestação aos seus mais próximos. É nesta festa que encontramos  também João, André, Tiago e Pedro ¾ os primeiros discípulos. 
A providência Divina escolheu em seus desígnios uma festa de casamento para o primeiro anúncio de que Deus está presente e atuante no seio de uma vida conjugal, de uma família e dos discípulos. 
O Senhor escolhe esta como a primeira manifestação de Sua divindade, propositadamente para nos dar forças em nossa jornada. No início de uma nova vida humana sempre Deus quer estar presente, no inicio de um Matrimônio Deus quer estar presente, na vida de seus discípulos Deus quer estar presente e atuante.
Então hoje encontramos Jesus e Maria numa festa, a festa de nossas vidas.  Toda a vida humana em Deus deve ser assim uma festa de amor e perdão, uma festa de alegria e coragem para começar de novo.  Vemos Maria, a Santíssima Mãe, tomando a frente nesta festa e nos parece quando lemos este trecho bíblico que a festa já estava chegando ao seu final, assim sempre em nosso coração vamos ter dúvidas e achar que já perdemos tempo de mais (Será que dá tempo de  mudar na nossa  vida, aquilo que precisa ser mudado? Será que vou será feliz?...)
A Virgem Maria é esta que está dizendo:  “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2, 5), é ela  que nos indica o caminho, que nos encoraja. Se estamos passando por um momento na vida de dificuldades invoquemos a Senhora e Rainha que ela nos consolará.
Mas depois de Maria dizer fazei tudo o que ele vos disser ,  Jesus transforma então sete talhas de água para purificação em vinho e o chefe dos serventes experimentando daquele vinho disse ao noivo: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. ( João 2,10).
É costume achar também que já fizemos de tudo, e nada ou pouca coisa deu certo, sempre também corremos o risco  de  nos acomodar com uma situação que não é da vontade de Deus, lembre-se de que Deus te ama e quer a sua realização. Por isso Jesus depois de dias numa festa transforma a água em vinho,  ele nos traz o vinho novo, um novo anúncio a nossa vida.
Pela fé precisamos enxergar neste noivo o Senhor Jesus que quer  se unir a cada um de nós, que quer nos dar as alegrias do Reino Celeste, talvez no entardecer de nossas vidas, ou hoje que sentimos tanta falta de seu amor e presença, lembre-se o Senhor esta aí querendo fazer a festa com o vinho bom, ele o guardou até agora para você, Jesus quer  te surpreender, acolha-o como a pessoa mais íntima sua, como Aquele que te ama e te conhece. De muitas formas Jesus tem sido para nós um dom ou tem nos dado, ofertado do seu dom: Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva ( Jo 4.10).  Neste dia em que o Senhor Jesus se manifesta a todos nós e em particular a cada um de nós que somos seus discípulos o que você poderia ofertar a ele? De que maneira você poderia ser um dom para o Senhor Jesus?
Deus te abençoe e te guarde que ele revele a você sua face amorosa e te cubra com bênçãos por todos teus caminhos.

João Gonçalves Pereira Júnior
 Fundador da Comunidade Santíssima trindade
Por ocasião da Epifania do Senhor 07/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário