segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PARA SE OBTER A HUMILDADE DOS SENTIDOS INTERNOS E EXTERNOS

Santo Tomás de Aquino atendendo o pedido de um frade dominicano, Frei João, alistou atitudes para se exercitar a humildade. Lógico que os exercícios eram para os que viviam num mosteiro, mas vale também para todos aqueles que seguem uma vida religiosa ou leigo consagrado. São elas:

1º - Deves optar pelos riachos e não entrar imediatamente no mar, ou seja, o difícil deve ser atingido a partir do fácil;
2º - Exorto-te a ser tardo para falar, lento para ir ao locutório. (O silêncio como método para o conhecimento, porque é no silêncio que contemplamos a verdade)
3º - Abraça a pureza de consciência. Aplica-te a oração. Pedir auxílio a Deus antes de estudar e para fazer qualquer atividade.
4º - Ama frequentar sua cela (ou estar sozinho).
5º - Mostra-te amável com todos, ou pelo menos, esforça-te neste sentido, mas com ninguém tenha excesso de familiaridade.
6º - Evite a dispersão intelectual.
7º - Não se descuide dos seguimentos dos exemplos dos homens santos e honrados.
8º - Não atentes a quem disse, mas ao que foi dito com razão e isso confia a memória.
9º - Faz por entender o que lês e por certificar-te do que for duvidoso.
10º - Esforça-te por abastecer o depósito de tua mente como quem anseia por encher o máximo possível o cântaro.
11º - Não busques o que está acima de seu alcance.
12º - Siga os ensinamentos de São Domingos (No caso da comunidade, do fundador e dos santos baluartes dela).

Santo Tomás de Aquino também é conhecido como Doutor Angélico da igreja, escreveu uma obra importantíssima para a igreja católica, a Suma Teológica, dentre tantos tratados, artigos e textos apologéticos, que até hoje são base de estudos de vários teólogos e filósofos. Era um homem de poucas palavras, inclusive conhecido como Boi Mudo, devido a sua timidez; porém, era de uma perspicácia intelectual privilegiada e logo se tornou um grande defensor da igreja contra as heresias que a ameaçavam na época.

Para se conhecer mais sobre este santo, indico o site do professor em filosofia, católico e tomista, Sidney Silveira, http://contraimpugnantes.blogspot.com.br/. No site, há vários artigos sobre o santo, bem como, já se tem a disposição um mini-curso sobre a ascese de Santo Tomás. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário