domingo, 26 de agosto de 2012

Fátima celebra título de Basílica à Igreja da Santíssima Trindade


Da Redação, com Santuário de Fátima


Site do Santuário
Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, Portugal
Neste domingo, 26, o Santuário de Fátima, em Portugal, irá celebrar uma Missa solene de ação de graças pela atribuição do título de Basílica à igreja da Santíssima Trindade. A celebração oficial acontecerá na nova basílica às 15h (hora local).

Presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, a celebração solene em ação de graças será ocasião para os fiéis manifestarem sua satisfação pela atribuição do título à Igreja da Santíssima Trindade, recebido com o decreto do dia 19 de junho deste ano.

decreto de concessão do título, assinado pelo Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Antonio Cañizares Llovera, será lido durante a celebração.

Sobre o Santuário

A intenção de construir uma nova igreja surgiu em 1973, quando o Santuário de Fátima constatou a falta de um espaço para acolher os peregrinos das assembleias dominicais e de outros dias de média afluência. A ideia esteve em maturação durante cerca de duas décadas, até que, em 1998, foi elaborado um programa para a construção.

O projeto de arquitetura é do arquiteto grego Alexandre Tombasis.  A obra foi iniciada em fevereiro de 2004.

A dedicação da Igreja da Santíssima Trindade aconteceu no dia 12 de outubro de 2007, em celebração presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone.

Várias razões contribuíram para que o templo fosse dedicado à Santíssima Trindade: as aparições do Anjo da Paz, com o seu insistente convite à adoração a Deus, Santíssima Trindade; as palavras do Papa João Paulo II que, na sua primeira visita a Fátima, elevou a sua ação de graças à Santíssima Trindade e o Jubileu do Ano 2000, também dedicado à Santíssima Trindade. A bênção da Primeira Pedra, oferecida pelo Papa João Paulo II, teve lugar a 6 de junho de 2004, dia da Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário